24 de mar. de 2008

E-Book, vale a pena?


Durante minhas pesquisas diárias pela net, topei com essa matéria e a achei muito interessante.
é um livro em formato digital que pode ser lido em equipamentos eletrônicos tais como computadores, PDAs ou até mesmo celulares que suportem esse recurso.
Hoje, em pleno século XXI, a tecnologia nunca para de avançar, e é praticamente impossível acompanhá-la.
O exemplo disso é o E-Book. Parece tentador, bonito, elegante e moderno, mas será que será o fim do livro tradicional? Na minha opinião, acho que isso não deveria acontecer, principalmente por ser um amante de livros traicionais.
Uma das coisas mais legais pra mim, é poder ver o seu livro envelhecer com você, aquele livro, que você comprou a 5 anos atrás, guardado lá no quartinho, na garagem, no meio das tralhas velhas. Como é bom sentir isso.
O E-Book, apesar de ser tentador, não vale a pena para alguem como eu, que tem tempo pra ler, mas para pessoas que tem uma vida corrida, ele cabe dentro da bolsa, muito prático.
É útil para alguns, inútil para os outros.

12 comentários:

Roger Komesu disse...

como assim inutil para outros?? hahahaha , com o preço que os livros estão no Brasil! Isso ae pode alavancar um pouco a leitura aqui!

Só que você deveria ter comentado algumas coisinhas + técnica, por exemplo isso ae tem luz interna , então cansa + a vista que um livro normal , a maioria dos e-book reader não aceita cor ainda, não aceita pdf.

Ta cheio de coisas para arrumar ainda, mas espero que daqui a uns 5~6 anos eu tenha um!

Daniel Lucas disse...

Concordo com você roger, mas você está falando que pode aumentar a leitura no Brasil, mas vale a pena perder anos e anos de tradições escritos a tinta, ou impressos??
Na hora que disse inutil para outros, quis dizer que essas pessoas a quem referi não presisam dele, e não que é uma coisa idiota, ou algo que não tem nenhuma utilidade, acho que você está certo, e eu deveria ter usado outra palavra.

Carlos Assis disse...

Eu vi!!!!
Ficou massa!!

Hugo disse...

Com certeza muita gente vai utilizar, mas eu tb prefiro ler no papel, já ficamos muito tempo em frente de "telas" durante o dia, para trabalho e lazer....

Abraço

Unknown disse...

....Esse blogg ....
humm / fiko otimo





apesar concordo com todos , ler livros é otimo
e a leitura no Brasil pooode almentar pra mais
basta o povo kere!!1

Anônimo disse...

E-book
muito massa
jah tinha ouvido falar, mas ainda não tinha visto...
Legal!

parabéns pelo blog

Teh +

Vanessa Lima disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Vanessa Lima disse...

Menino...tu só tem 12 anos mesmo?
0.0
Não há nada melhor do que ficar observando as capas dos livros, do que ir numa livraria e ver akele monte de volumes de tantos temas...Poder escrever no seu livro, marcar os trechos mais interessantes, colocar seu nome. Não tem preço. kkkkkkkkkkkkk

Henrique Felippe disse...

Apesar de toda tecnologia, não abro mão do meu jornal matinal em papel, das minhas revistas "folhadas" de trás para frente e ai sim o começo de minha leitura, meus livros... não suporto ler em computador... mas não abro mão deste recurso... mas prefiro mesmo o papel... não creio que a tecnologia vá aposentar nossos escritos... apesar que o e-mail é um dos principais responsáveis pela perda da escrita de próprio punho...

Ótima partilha, parabéns...

Abraços e ótimo sábado..
Henrique
Vai Vendo...
http://henryfelippe.blogspot.com/

Anônimo disse...

Penso que o E-book é uma evolução tecnológica que certamente terá seu espaço no mercado capitalista que fazemos parte, mas eu não trocaria os meus livros por esse livro da era digital.
Não que eu esteja retroagindo no tempo e não busque a evolução, é claro que todos temos que procurar acompanhar o novo, porém não podemos nos esquecer das coisas boas que nos acompanharam durante toda uma vida. Eu como futura pedagoga, sinto-me no direito e na obrigação de incentivar a leitura de ambos se a pessoa tiver o acesso, afinal, ler nunca é demais.
Mas vivemos em uma sociedade exclusiva, e esta exclusão é o fator primeiro para que o acesso do E- book seja negado a muitos, devemos buscar a causa primeira das coisas e a sociedade nos dias atuais não busca mais isso, vivemos em uma sociedade individualista que ainda não proporciona o acesso de todos a educação e consequentemente a leitura. Ler é muito mais complexo do que as vezes pensamos, não basta somente ler, temos que compreender o que essa leitura quer nos passar e muitas pessoas precisam de alguém que as auxilie nesse processo.
O livro tradicional ainda é o que a maioria das pessoas podem buscar, e eu mesma não trocaria a minha biblioteca pessoal por nada, porque serão pra sempre parte de minha história.

Anônimo disse...

nunca tive muito tempo pra ler
desde os 11 anos estudo longe de casa e passava o dia no trabalho com a minha mae
ai vieram os cursos
pre vestibular
faculdade
estagio
esse e-book é otimo
sempre foi um tormento pra mim ver meus queridos livros ficando com orrelhas e capas arranhadas detro da minha organizadissima mochila
eu em
prefiro eles na minha estante
quando eu for rica e tiver uma biblioteca em casa vou escanear os livro e levalos no pc
so pra eles continuarem bem cuidadinhos na estante e nao destruidos na minha mochila
bom... eu gostei da ideia

Daniel Lucas disse...

Concordo que a leitura tem que ser estimulada de todos os modos, não somente de um ou de outro.
Mas se tivesse que escolher, como disse no meu post, escolheria meus livros sim. Porque passo grande parte do dia no computador e não quero passar a outra parte dele lendo em uma tela como a do E-book